24 outubro 2006

PRIMEIROS DIÁCONOS PERMANENTES

Domingo 22 de Outubro de 2006
Dia Mundial das Missões
Sé Catedral da Guarda

Foram ordenados os primeiros Diáconos permanentes da Diocese da Guarda. Amadeu Antunes de Tourais, António Diogo da Guarda, António Fernandes de Vale de Espinho, José Martins da Covilhã, Manuel Neves de Manigoto, Manuel Castela de São Miguel da Guarda e Manuel da Conceição do Soito, receberam, pela imposição das mãos do D. Manuel Felício, o dom do Espírito Santo consagrando-os como diáconos da Igreja.
Estas ordenações recordam-nos a importância do ministério diaconal, instituído pelos Apóstolos quando, coincidentemente, ordenaram sete homens destinados, de forma especial, para servir “às mesas”, ou seja, ao altar oficiando o ministério da pregação da Palavra de Deus e a prática da caridade.
Esta tradição foi-se perdendo a partir do século V. mas o Concílio Vaticano II promoveu a restauração do diaconado a fim de enriquecer a Igreja com esta vocação.
A todos eles, desejamos um bom ministério pastoral, ligados ao seu Bispo, em comunhão com o presbitério diocesano e em favor de todo o povo de Deus.

Etiquetas: ,


View My Stats