16 outubro 2007

SER ESPECIAL







Acabaram de chegar a Portugal 17 medalhas (10 das quais em ouro) e vieram para ficar porque são “nossas”! Mas graças a quem? Graças aos atletas portadores de deficiência mental que participaram em Xangai no chamado “Special Olympics”, o equivalente aos jogos olímpicos.
Acho interessante esta denominação “Special Olymics” e, perante tal vindima de troféus, apetece-me olhar para estes atletas como verdadeiramente especiais. Mas especiais porquê? Que conotação queremos dar a esta palavra: “ESPECIAL”?
Especiais porque ganharam medalhas!?
Nesse caso, Eusébio, Figo, Rui Costa, Cristiano Ronaldo e companhia não passam de portugueses vulgares (a esmagadora maioria dos portugueses nunca ganharam uma medalha)?
Especiais por serem portadores de deficiência mental?
Mas isso não os impediu de honrar a sua pátria. Quem honra a sua pátria não merece ser honrado? E quem não ficou no pódio, não honrou a sua pátria? Os nossos “amadores” de râguebi, que perderam todos os seus jogos, não foram, também eles, especiais?
Valeremos, então e apenas, pelo que ganhamos ou pelo que somos?
E quem define esse valor?
A comunicação social, tão selectiva e parcial? A opinião pública, tão propensa à direcção do vento do momento? O “politicamente correcto”, tão incorrecto quanto político? Os respeitos humanos tão desrespeitosos para o homem?

ESPECIAL PARA DEUS
Cada ser é único, desejado e amado por Deus (cf. Mt 10, 29-31). Por nós, “apostou” o seu Filho, Jesus.
A vida, por si só, torna-nos especiais porque capacitados de realizar acções especiais. Essa especialidade não nos vem da grandeza dos actos mas do sentido que lhes damos. Assim cada pequena atitude pode valorizar-nos ou valorizar o outro.
De que forma olhamos para aqueles que nos rodeiam? Consideramo-los como especiais para nós? Se o são para Deus, porque razão o deixam de ser para nós? “A lâmpada do teu corpo são os olhos; se os teus olhos estiverem sãos, todo o teu corpo andará iluminado” (Mt 6, 22)
ACREDITA.
ÉS ESPECIAL PARA DEUS.
VIVE COMO TAL!

Etiquetas:


View My Stats