12 outubro 2007

CHAMADOS A NAVEGAR...

Faz hoje 515 anos (fazendo as contas chega-se ao ano da graça de 1492) que Cristóvão Colombo descobriu (ou, pelo menos, alcançou) um novo continente que viria a ser baptizado, em sua honra, de América.
Esta efeméride vem realçar a capacidade empreendedora e aventureira que homem sempre foi demonstrando, ao longo da sua história, no que toca à descoberta e confrontação do desconhecido, da novidade. Quanto mais longínqua e inacessível parecer a meta, mais fascinante se torna. Nos caminhos marítimos, nós portugueses, não devemos nada a ninguém.
Posteriormente, outros foram dando passos cada vez mais ousados. A lua já poucos segredos tem para a humanidade. Outros planetas e outras galáxias viram depois.
Mas se o homem é capaz de chegar tão longe para se confrontar com o desconhecido, porque não acolher o desconhecido que vem até nós? Refiro-me a um certo desconhecido… chamado Deus.
Também Ele, na pessoa de Jesus, “percorreu” a distância que o separava do homem para que este se sentisse mais perto de Deus. Também Ele correu riscos nesta aventura de se “meter” com o homem. Morreu numa cruz. Todo o aventureiro carrega uma cruz, mas todos eles sabem que vale a pena. A glória alcançada vem-lhes da cruz vencida.
E se Deus te chamasse a navegar por mares nunca dantes navegados? Os mares do Seu reino que outros (muitos outros) já sulcaram antes de ti e nos provaram que é possível e belo descobrir outors mundos que são os nossos irmãos, de perto ou de longe, a quem podemos levar e partilhar a alegria do nosso Deus. Talvez seja isso mesmo a Missão: dar o que Deus nos faz ser e ter. Toda a partilha feita com amor enriquece.
É verdade que é mais cómodo ser "velho do Restelo" e ver partir os outros. Não arriscar nada, não perder nada... mas não ganhar nada.
Porque não levantar ferros (os medos que nos prendem) e partir confiante? Tendo Deus Pai como mar, Jesus como piloto e o Espírito a encher-nos as velas, de que teremos medo se há tanto a ganhar!?
Navegar é preciso!

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ankleshwar checking handhelds capture incensed harnessing cafes corporates lainz reforms zinc
semelokertes marchimundui

terça-feira, 22 dezembro, 2009  

Enviar um comentário

<< Home


View My Stats