30 janeiro 2007

A VIDA, UMA VOCAÇÃO


Toda a vocação é, na sua origem, um chamamento (do latim vocare – chamar). Ora, o primeiro chamamento de que somos alvo é a vida. A existência não é uma escolha nossa. É um convite, ao mesmo tempo, um desafio. Somos “convocados” por iniciativa de Deus e por colaboração de nossos pais que nos desejaram e aceitaram a nossa “vinda”. Não existe felicidade se, antes, não existir vida. Sem esta, nada é possível, desejável, realizável. VIDA É VOCAÇÃO.
Num segundo tempo, a existência é uma contínua resposta ao chamamento inicial. Se fomos chamados, é para algo. Mas, o quê? Temos esta vida para descobrir, por vezes, através de situações difíceis e exigentes.
Assim, torna-se importante reflectir se temos o direito de impedir, melhor dizendo, interromper uma vida que foi chamada, independentemente do desejo (ou falta dele) que nela depositamos. Se não possuímos a faculdade de o decidir por nós próprios aquando da nossa vida intra-uterina, de que forma poderemos nós decidir pelos outros. Se Deus chama à vida, como posso eu chamar à “não-existência”. Atribuo-me, a mim mesmo, o poder de Deus: decidir sobre os outros. Bem sei que isto não está contemplado em nenhuma lei. Mas pode e deve estar no meu coração. Na verdade, a nossa vida não se rege tanto por códigos legais, muito menos penais, mas sim pelo nosso coração. Pois é por ele que responde ao “chamamento” porque a VIDA É VOCAÇÃO.
A minha… e a dos outros.

Etiquetas:


View My Stats